sexta-feira, 26 de abril de 2013

As primeiras sementeiras

Por entre olhares curiosos e atentos, foi com grande entusiasmo e empenho que, no dia 10 de abril, os nossos alunos do primeiro ano, acompanhados pelas suas professoras Antónia, Adelaide e Sissi, puseram “mãos à horta”!

Foi no laboratório de ciências que começaram a preparar a horta. De modo a tornar esta atividade de carater cooperativo, os alunos reuniram-se em grupos, de 8 a 9 elementos. Cada grupo tinha 3 caixas de ovos vazias, onde as professoras colocaram terra. De seguida, em grupos mais pequenos, em cada divisória da caixa fizeram um buraquinho pequenino onde colocaram duas sementes. Seguidamente, as divisórias foram tapadas com mais um pouquinho de terra e regadas com salpicos de água. Com um papel, os alunos identificaram as suas sementeiras. Desde ervilhas, favas, feijão preto, feijão vermelho, melancias, melões, abóboras, alfaces, milho e até amores-perfeitos, tudo foi semeado pelos alunos que também reaproveitaram caixas de ovos e pacotes de leite para criarem as próprias sementeiras.

No decorrer das próximas semanas poderão ver as suas plantas a crescer, e perceber o quão importante é contactarem com a natureza de perto, tendo a oportunidade de dar vida ao solo com gestos tão simples.

Posteriormente irão elaborar um “Diário da Horta”, como forma de partilha, onde ficarão registados e ilustrados os momentos mais significativos de cada atividade desenvolvida.


Todos os alunos do primeiro ano acompanhados pelas suas professoras

a preparar a terra para colocar as sementes

colocação das sementes nas caixas

a rega cuidadosa deixando cair algumas gotas de água pelas mãos

as primeiras sementeiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário